INTUIÇÃO
INTUIÇÃO : VEM DO LATIM INTUERI, QUE SIGNIFICA DAR UMA OLHADA.
A INTUIÇÃO É UM PRECENTIMENTO BASEADO NO CONHECIMENTO.
O CÉREBRO É UMA MÁQUINA DE EXTRAIR PADRÕES E, COM BASES NELES, FAZ ANTECIPAÇÕES DE ACORDO COM O APRENDIZADO, COM A EXPERIÊNCIA.
O CÓRTEX ÓBITO-FRONTAL É A REGIÃO ONDE OCORREM AS INTUIÇÕES E É UMA DAS ÚLTIMAS ESTRUTURAS DO CÉREBRO A AMADURECER. ISSO EXPLICA PORQUE OS ADOLECENTES TOMAM DECISÕES SEM PENSAR NAS CONSEQÜÊNCIAS.
A INTUIÇÃO SIMPLESMENTE SABE. INSTANTANEAMENTE. ENQUANTO A RAZÃO TRABALHA, A INTUIÇÃO PROCEDE EM FLASHES. A INTUIÇÃO CAPTA VISLUMBRES DA REALIDADE EM FRAGMENTOS E PEDAÇOS, NORMALMENTE EM FORMA SIMBÓLICA. ESSES SÍMBOLOS PRECISAM SER INTERPRETADOS E MONTADOS PARA QUE SURJA UMA FIGURA COERENTE.
OS ESPECIALISTAS ASSEGURAM QUE É POSSÍVEL AUMENTAR A CAPACIDADE INTUITIVA, DESDE QUE A RAZÃO SAIA DE FÉRIAS. A SUGESTÃO É DIZER A LÓGICA QUE ELA MERECE UM DESCANÇO. QUANDO O CORAÇÃO ESTÁ NO RITMO VAGAL, NOS TORNAMOS MAIS PROPENSOS A TER IDÉIAS INTUITIVAS.
AS PESSOAS MUITAS VEZES PRECISAM PARAR DE LUTAR E ENTRAR EM UMA CALMA CONFIANTE PARA CONSEGUIR O SUCESSO.
(SHARON FRANQUEMONT – LIVRO : VOCÊ JÁ SABE O QUE FAZER)
A HIPÓTESE MAIS COERENTE SOBRE A INTUIÇÃO É QUE A ENORME QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES SENSORIAIS, COLETADAS E ARMAZENADAS NA MENTE, É ACIONADA DIANTE DE UM PROBLEMA OU DE UMA INQUIETAÇÃO. APRENDER A IR ALÉM DOS LIMITES DA RAZÃO É UM DOS REQUISITOS CONSIDERADOS BÁSICO : AQUELE QUE SABE TRAFEGAR ENTRE O DESCONHECIDO, A IDÉIA INTUITIVA E INOVADORA E O CONHECIDO O REAL E O CONHECIMENTO ADQUIRIDO É QUE FAZ O PROFISSIONAL TER UM CANAL ABERTO COM A INTUIÇÃO.
UNIR A INTUIÇÃO À RAZÃO. PROCURE DESCOBRIR SEUS PONTOS FORTES NA ÁREA INTUITIVA E O QUE PODE AINDA SER DESENVOLVIDO.
(MARTIN PORTNER – NEUROLOGISTA – OXFORD)
TODO MUNDO TOMA DECISÕES RÁPIDAS. QUEM SE BASEIA EM PRECONCEITOS E APARÊNCIAS PODE INTUIR MAL, ENQUANTO QUEM SABE OUVIR A VOZ INTERIOR RECONHECE INSTANTANEAMENTE OS BONS PRESSENTIMENTOS. ESTAR ATENTO AOS PEQUENOS DETALHES FAZ TODA A DEFERENÇA.
(MALCOLM GLADWELL - LIVRO : UM PISCAR DE OLHOS)
BASTA PRESTAR ATENÇÃO A PRECIOSOS “DOIS SEGUNDOS” PARA TOMAR BOAS DECISÕES.
IDÉIA, PRODUTOS E COMPORTAMENTOS SE TORNAM POPULARES GRAÇAS À PROPAGANDA BOCA A BOCA.
A INTUIÇÃO É O CONHECIMENTO QUE SURGE SEM O USO DA LÓGICA OU DA RAZÃO – ELA APARECE DE FORMAS DIFERENTES, COMO SONHOS, VISÕES DIURNAS, SENSAÇÕES CORPORAIS, CONHECIMENTO PURO, INSIGHTS E CRIATIVIDADE. (SHARON FRANQUEMONT)



0 comentários: