Pensando como um Gênio
A primeira e a última coisa exigida de um gênio é o amor à verdade. Goethe "Mesmo que você não seja um gênio, você pode utilizar as mesmas estratégias de Aristóteles e Einstein para tomar as rédeas do poder de sua mente criativa e controlar melhor o seu futuro." As oito estratégias seguintes o encorajam a pensar produtivamente, em vez de (re)produtivamente, a fim de o fazer chegar às soluções para os problemas. “Estas estratégias são comuns aos estilos de pensamentos dos gênios criativos nas ciências, artes e na história do pensamento industrial”.
1. Encare o problema de várias formas diferentes e encontre novas perspectives que ninguém mais tenha examinado ainda (ou que ninguém já tenha publicado!) Leonardo da Vinci acreditava que, para adquirir conhecimento acerca da forma de um problema, começa-se por aprender a reestruturá-lo de muitas maneiras diferentes. Ele considerava que a primeira forma como ele olhava para um problema era muito parcial. Frequentemente o problema reconstruído transforma-se em um novo.
2. Visualize! Quando Einstein meditava sobre um problema, ele sempre achou necessário formular seu enunciado de tantas maneiras diferentes quantas possíveis, incluindo o uso de diagramas. Ele visualizava soluções e acreditava que tais palavras e números não representavam um papel significativo em seu processo de pensamento.
3. Produza! Um distintivo característico dos gênios é a produtividade. Thomas Edison tinha 1,093 patentes. Ele garantiu a sua produtividade estabelecendo para si mesmo e a seus assistentes “cotas de idéias”. Em um estudo com 2.036 cientistas através da história, Dean Keith Simonton da Universidade da Califórnia em Davis descobriu que os mais respeitados cientistas não produziram apenas trabalhos excelentes mas também trabalhos “ruins”. Eles não tinham medo de falhar, ou produzir resultados medíocres na busca pela excelência.
4. Faça combinações originais. Combine e recombine idéias, representações e pensamentos de diferentes formas não importando o quanto pareçam incongruentes ou pouco comuns. As leis da hereditariedade, em que se baseia a moderna ciência da genética, têm suas bases lançadas pelo monge austríaco Gregor Mendel que combinou matemática e biologia para criar uma nova ciência.
5. Formule relacionamentos; estabeleça conexões entre assuntos dessemelhantes. Da Vinci determinou uma relação entre o som de um sino e o barulho de uma pedra atingindo a água. Isto o permitiu estabelecer a ligação de que o som se propaga na água. Samuel Morse inventou a estação de transmissão para sinais telegráficos enquanto observava estações para cavalos.
6. Pense em opostos. O físico Niels Bohr acreditava que, se você mantém opostos juntos, então você eleva o seu pensamento e sua mente se desloca para um novo nível. Esta habilidade o permitiu imaginar a luz como um duo de onda e partícula o conduziu à concepção do Princípio da Complementaridade. Suspender o pensamento (lógico) pode permitir à sua mente conceber novas formas.
7. Pense de forma metafórica. Aristóteles considerava a metáfora um dístico dos gênios, e acreditava que o indivíduo que possuía a capacidade de perceber semelhança entre duas áreas separadas da vida e de concatená-las uma com a outra era uma pessoa de dons especiais.
8. Prepare-se para o acaso. Não importa que nós tenhamos tentado fazer alguma coisa e falhamos, nós terminamos por realizar alguma outra coisa. Este é o primeiro princípio do acidente criativo. O fracasso pode ser produtivo desde que nós não o consideremos um desperdício total enquanto resultado. Ao invés disto: analise o processo, seus componentes e como você poderia modificá-los para chegar a outros resultados. Não se pergunte: "Por que eu falhei?", e sim melhor que isto: "O que eu realizei?"




PSICOMEDICINA
COMO A MENTE PODE SALVAR O CORPO
AO ESTUDAR AS MACRO E MICRIOESTRUTURA DO SER VIVO, A CIÊNCIA ACUMULA PROVAS DE QUE A SIMPLES EMISSÃO DE PENSAMENTOS DESLOCA MILHÕES DE MOLÉCULAS, CRIA NOVAS FORMAS NO CÉREBRO, ESTRUTURA INTERAÇÕES CELULARES INÉDITAS, REFORÇA O CONHECIMENTO DOS LAÇOS REAIS ENTRE NOSSOS PENSAMENTOS E EMOÇÕES E AS REAÇÕES DO NOSSO ORGANISMO.
O PENSAMENTO É UM ACONTECIMENTO PRODUZIDO PELO PRÓPRIO CORPO.
TÉCNICAS COMO A MEDITAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO, A HIPNOSE, A PSICOTERAPIA EO PLACEBO, ENTRE OUTRAS, SÃO CAPAZES DE TRANSFORMAR O CORPO, ATENUAR SOFRIMENTOS, E ÀS VEZES ATÉ CURAR DOENÇAS.
TUDO DEPENDE DA QUALIDADE DOS PENSAMENTOS E DAS EMOÇÕES QUE GERAMOS.




DICAS PARA SER MAIS CRIATIVO
1) NUNCA SE CONCENTRE COM A PRIMEIRA IDÉIA QUE LHE OCORRER. BUSQUE OUTRAS PARA, ENTRE MUITAS, ESCOLHER A MELHOR.
2) NÃO SE ACOMODE. SEMPRE EXISTE UMA MANEIRA DE FAZER MELHOR, MAIS RÁPIDO OU COM MENOR CUSTO AQUILO QUE VOCÊ FAZ. SE VOCÊ NÃO PENSAR NISSO, ALGUEM IRÁ PENSAR.
3) SEJA CURIOSO. EVITE REPRODUZIR TAREFAS MECANICAMENTE. BUSQUE AS CAUSAS, OS PORQUÊS, AS ALTERNATIVAS, AS IMPLICAÇÕES. MUITAS IDÉIAS SURGEM DAÍ.
4) IDÉIAS NÃO SAEM DO NADA. IMAGINE, CONCENTRE, ASSOCIE, ADAPTE, SUBSTITUA, MODIFIQUE, INVERTA, AMPLIE, AUMENTE, REDUZA, FAÇA NOVA DISPOSIÇÃO, ANÁLISE DE VÁRIOS ÂNGULOS DIFERENTE. AS COMBINAÇÕES E ASSOCIAÇÕES DE IDÉIAS SÃO INFINITAS. DA QUANTIDADE SAI A QUALIDADE.
5) NÃO ACEITE OS BORDÕES COMO “ISSO NUNCA VAI FUNCIONAR” OU “EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE”. O NOVO SEMPRE ASSUSTA. TODA IDÉIA TEM DE QUEBRAR RESISTÊNCIAS E MUDAR PARADIGMAS, MENTALIDADES.
6) TENHA INICIATIVA. MUITAS BOAS IDÉIAS ACABAM NO FUNDO DA GAVETA PORQUE SEUS AUTORES NÃO TOMAM A DECISÃO DE MOSTRÁ-LAS AOS OUTROS. A SOMA DE OPINIÕES MELHORA O PROJETO, A MAIORIA É SÁBIA.
7) OUÇA OS OUTROS. PRINCIPALMENTE SE ELES PENSAM DIFERENTE DE VOCÊ, MAIS DE FORMA CONSTRUTIVA. AS IDÉIAS SE DESENVOLVEM COM A DIVERGÊNCIA, É A TENSÃO CRIADORA.
8) FAÇA DE VEZ EM QUANDO COISAS QUE CONTRARIEM SEUS HÁBITOS, NO TRABALHO OU NO LAZER. POR EXEMPLO : SE VOCÊ GOSTA DE AÇÃO, ASSISTA A UM DRAMA ROMÂNTICO OU COMÉDIA. SE É FÃ DE ROCK, TENTE JAZZ OU SAMBA. SAIR DA ROTINA É SEMPRE ESTIMULANTE PARA O CERÉBRO.




MALHAÇÃO MENTAL
MEDITAÇÃO ALTERA AS ESTRUTURAS CEREBRAIS E MUDA O PADRÃO DE SUAS ONDAS, PROTEGENDO CONTRA A DEPRESSÃO, A ANSIEDADE E OS EFEITOS DO STRESS.
PELA MEDITAÇÃO É POSSÍVEL EXERCITAR O CÉREBRO DA MESMA MAMEIRA COMO EXERCITAMOS OS MÚSCULOS. PRATICAR POR LONGOS PERÍODOS PARECE INTERFERIR TANTO NA CONECTIVIDADE E NA FUNCIONALIDADE DO CÉREBRO COMO EM SUA ESTRUTURA. OS CIRCUITOS ALTERADOS AO QUE TUDO INDICA, TÊM O IMPACTO NO FUNCIONAMENTO CEREBRAL QUE BENEFICIA A SAÚDE.
MEDITAR : BASTA CONCENTRAR TODA ATENÇÃO NUM ÚNICO PENSAMENTO, OBJETO OU SOM AO MESMO TEMPO QUE SE RELAXA O CORPO. NA DESCRIÇÃO MAIS COMUM, MEDITAR É “ESVAZIAR” A MENTE. É UM PROCESSO SIMPLES E, NA REALIDADE, NÃO EXIGE QUE SE PARE DE PENSAR.
(RICHARD DAVIDSON – NEUROCIENTISTA – REVISTA ÉPOCA FEVEREIRO/2006)
PARA OS MONGES, A MEDITAÇÃO PÕE EM PRÁTICA UM PRINCÍPIO
FILOSÓFICO – FIXAR-SE NO PRESENTE, DESPRENDER-SE DO PASSADO E NÃO ALIMENTAR PREOCUPAÇÕES INÚTEIS SOBRE O FUTURO. PARA A PSIQUIATRIA, OS DISTÚRBIOS QUE AFETAM O MAIOR NÚMERO DE PACIENTES SÃO CARACTERIZADOS PELA INSISTÊNCIA EM REMOER FRUSTRAÇÕES PASSADAS, CASO DA DEPRESSÃO, OU PELA ANGÚSTIA EXAGERADA DIANTE DO FUTURO. CASO DA ANSIEDADE.
PESQUISAS NA BIOQUÍMICA DA DEPRESSÃO TÊM DEMONSTRADO QUE ESTADOS DEPRESIVOS SÃO ACOMPANHADOS NÃO APENAS POR UMA DIMINUIÇÃO NOS NÍVEIS DA SUBSTÂNCIA SEROTONINA NO CÉREBRO, MAS TAMBÉM POR UM AUMENTO NA SECREÇÃO DO HORMÔNIO CORTISOL.
(SUSAN ANDREW – PSICÓLOGA – HARVARD)




CRIATIVIDADE – Q.I.
PESSOAS COM Q.I.(QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA) ALTO TÊM REFLEXOS MAIS RÁPIDOS, TOMAM DECISÕES EM MENOS TEMPO E SEUS CÉREBROS GASTAM MENOS ENERGIA PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS. Q.I. AVALIA APENAS ALGUMAS HABILIDADES DA NOSSA MENTE, E NÃO NECESSARIAMENTE AS MAIS IMPORTANTES.
NOSSO Q.I. ESTÁ SUBINDO PARA LIDAR COM UMA VIDA CADA VEZ MAIS COMPLEXA.
A CAPACIDADE DE REALIZAR NOVAS ASSOCIAÇÕES ENTRE INFORMAÇÕES É A CHAVE PARA O PENSAMENTO CRIATIVO. ESTÁ HABILIDADE TAMBÉM É CHAMADA DE DOMÍNIO DA PRODUÇÃO DE IDÉIAS.
O PODER DE GERAR SOLUÇÕES GENIAIS ESTÁ NA FORMAÇÃO DO SEU CÉREBRO. MAS UM REPERTÓRIO VASTO E UM AMBIENTE ESTIMULANTE TAMBÉM PODEM TURBINAR A SUA CRIATIVIDADE.
SÃO AS PESSOAS RAIVOSAS QUE MUDAM O MUNDO.
A RAIVA PODE INCENTIVAR AS VITÓRIAS.
O LOBO CONQUISTA TERRITÓRIOS, AS OVELINHAS, NÃO.
A RAIVA E A CAPACIDADE DE SE PROJETAR É A INSTABILIDADE QUE LEVA À AÇÃO CRIATIVA, É A ARGÚCIA, QUE FAZ AS PESSOAS SE DESTACAREM. (DIOGO LARA)
A CRIATIVIDADE É ESSENCIAL ATÉ PARA A SOBREVIVÊNCIA.
VER OU IMAGINAR OBJETOS ACABA ATIVANDO OS NEURÔNIOS. A IMAGINAÇÃO FAZ FUNCIONAR AS PARTES DO CÉREBRO QUE VEEM PELO LADO DE DENTRO.
A CRIATIVIDADE SURGE DA COMBINAÇÃO DE IDÉIAS.
A CRIATIVIDADE NÃO PODE SER MEDIDA OBJETIVAMENTE É A CAPACIDADE DE GERAR RESPOSTAS ALTERNATIVAS QUE INIDICA O POTENCIAL.
COMO A INTELIGÊNCIA, A CRIATIVIDADE É A CAPACIDADE DE SOLUCIONAR PROBLEMAS. QUAISQUER QUE SEJAM.
CRIATIVIDADE E A CAPACIDADE DE GERAR IDÉIAS VINCULADAS A DOIS COMPONENTES. O PRIMEIRO É REPRODUZIR A ORIGINALIDADE. O SEGUNDO É A ADAPTABILIDADE.
O PENSAMENTO PODE SER DIVIDIDO EM DOIS TIPOS : O CONVERGENTE, QUE VAI NA DIREÇÃO DE UMA ÚNICA RESPOSTA CORRETA – CARACTERISTICA DOS TESTE DE Q.I., E O DIVERGENTE QUE RESULTA NA CAPACIADE DE GERAR RESPOSTA ALTERNATIVAS. UMA PESSOA FLUENTE (QUE TEM MUITAS PROPOSTAS PARA A MESMA QUESTÃO), FLEXÍVEL(QUE NÃO FICA SEMPRE EXPLORANDO A MESMA IDÉIA, MAS SABE A HORA DE MUDAR O JOGO) E ORIGINAL(QUE GERA RESPOSTAS INCOMUNS) TEM MUITO MAIS CHANCES DE SE DAR BEM DO QUE AQUELA QUE SEGUE TODAS AS REGRAS, ESGOTA AS POSSIBILIDADES RAPIDAMENTE E TEM OPINIÃO FORMADA E IMUTÁVEL SOBRE O MUNDO.(J.P. GUILFORD – PSICÓLOGO NORTE-AMERICANO)
A CRIAÇÃO, COMO TODAS AS SUAS FASES-INTERESSE, PREPARAÇÃO, INCUBAÇÃO, ILUMINAÇÃO E APLICAÇÃO – PASSA INEVITAVELMENTE POR TODOS OS QUADRANTES DO CÉREBRO.
CÉREBRO - ( OS QUATRO QUADRANTES)
ESQUERDO DIREITO
1.LÓGICO 2.HOLÍSTICO
ANALÍTICO INTUITIVO
FACTUAL INTEGRADOR
QUANTITATIVO SINTETIZADOR

3.ORGANIZADO 4.INTERPESSOAL
SEQÜENCIAL SUBJETIVO
PLANEJADO SINESTÉSICO
DETALHADO EMOCIONAL

BRAINSTORMING = CRIAÇÃO ESPONTÂNEA DE IDÉIAS.
TODA ENERGIA POSTA NO PROCESSO FAZ A MENTE TRABALHAR COM MAIS AFINCO PARA CHEGAR AO PROPÓSITO.
A CRIATIVIDADE É CENTRADA NA IMAGINAÇÃO E A BASE DA IMAGINAÇÃO É A EXPERIÊNCIA.
O REPERTÓRIO DE EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO PODE ALTERAR O COMPORTAMENTO. QUALQUER MUDANÇA NO COMPORTAMENTO MUDA TAMBÉM A ESTRUTURA CEREBRAL.
(SUZANA HERCULANO – NEUROCIENTISTA)
O SEGREDO É TREINAR O CÉREBRO PARA FAZER O MAIOR NÚMERO DE ASSOCIAÇÕES POSSÍVEL. A CRIATIVIDADE E ALGO QUE SE DEVE A INTEREÇÃO ENTRE ALGUMAS DE NOSSAS MEMÓRIAS E COISAS QUE ACONTECEM DEPOIS, COM AS QUAIS TROPEÇAMOS. FELIZ E CRIATIVO É AQUELE QUE TROPEÇOU E DAI INVENTA ALGO.
(IVAM IZQUIERO – NEUROCIENTISTA)
QUEM SÃO OS CRIATIVOS POTENCIAIS
1. TÊM UMA FASTA GAMA DE INTERESSES CULTURAIS, INTELECTUAIS E ESTÉTICOS. INDIVÍDUOS COM CONHECIMENTO QUE VENHAM DE CONTEXTO VARIADOS TÊM MAIS PROBABILIDADE DE ENCONTRAR CONCEITOS NOVOS, ENRIQUECENDO ASSIM AS ASSOCIAÇÕES ENTRE AS IDÉIAS.
2. SÃO BASTANTE ABERTOS AO ESTÍMULOS NOVOS, COMPLEXOS E AMBÍGUOS QUE ESTÃO AO SEU REDOR. PESSOAS RECEPTIVAS ESTARÃO NECESSARIAMENTE EXPOSTA A UM LARGO ESPECTRO DE IDÉIAS POTENCIAIS DURANTE A FASE DE INCUBAÇÃO DO PROCESSO CRIATIVO.
3. SÃO CAPAZES DE TER ATENÇÃO DESFOCADA. ISSO PERMITE QUE A MENTE PRESTE ATENÇÃO, DE MODO NEGLIGENTE, EM MAIS DE UMA IDÉIA OU ESTÍMULO SIMULTANEAMENTE, MESMO QUANDO ESSSA COGNIÇÃO E PERCEPÇÕES NÃO TÊM UMA RELAÇÃO ÓBVIA ENTRE ELAS.
4. TENDEM A TRABALHAR EM VÁRIOS PROJETOS INTER-RELACIONADOS AO MESMO TEMPO, PULANDO PARA FRENTE E PARA TRÁS DE ACORDO COM O QUE PARECE MAIS PROMISSOR NO MOMENTO. CRIADORERS TALENTOSOS SÃO AQUELES SUFICIENTEMENTE FLEXÍVEIS PARA APROVEITAR OPORTUNIDADES INESPERADAS.
5. SÃO INDEPENDENTES, AUTÔNOMOS, NÃO CONVENCIONAIS E TALVEZ ATÉ ICONOCLASTAS ( ATACAM CRENÇAS ESTABELECIDAS OU INSTITUIÇÕES VENERADAS OU SÃO CONTRA QUALQUER TRADIÇÃO). COMO CONSEQUÊNCIA, IRÃO IMPOR MENOS LIMITAÇÕES A IDÉIAS QUE, INICIALMENTE, PARECEM ABSURDAS.
6. SÃO INTROVERTIDOS OU ATÉ UM POUCO ANTI-SOCIAIS. COMO PROCESSO DE VARIAÇÃO-SELEÇÃO OCORRE POR MEIOS DE SEQÜÊNCIAS DE LIVRE ASSOCIAÇÃO, A CRIAÇÃO REQUER LONGAS HORAS DE CONTEMPLAÇÃO SOLITÁRIA. A PESQUISA EXPERIMENTAL DEMONSTROU QUE A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM GRUPO PRODUZ RESULTADOS DESOLADORES SE COMPARADA AO TRABALHO INDIVIDUAL.
ESTUDOS DIVULGADOS NA INGLATERRA (2005) MOSTRA QUE O QI DOS HOMENS É, EM MÉDIA 5 PONTOS MAIS ALTO QUE O DAS MULHERES. ( PAUL IRWING – RIVHARD LYNN – PROFESSORES DE PSICOLOGIA)
QI – 150 ( NÍVEL DE GENIALIDADE) 5,5 HOMENS PARA 1 MULHER.
O CÉREBRO MASCULINO É 10% MAIOR E MAIS PESADO QUE O FEMININO. O FUNCIONAMENTO DOS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS É DIFERENTE ENTRE HOMENS E MULHERES. O HOMEM VAI DE PEDAÇO EM PEDAÇO ATÉ CHEGAR AO TODO; A MULHER CONSEGUE APREENDER O TODO SEM ANALISAR PEDAÇO POR PEDAÇO.
OS TESTES DE QI MUITAS VEZES NÃO ABRANGEM TODAS AS QUESTÕES LIGADA À INTELIGÊNCIA, COMO A QUESTÃO EMOCIONAL. SE UM HOMEM TIVER QI ELEVADÍSSIMO E UM LADO EMOCIONAL CONTURBADO, A APLICABILIDADE DE INTELIGÊNCIA FICA COMPROMETIDA. ( LUIZ CELSO VILANOVA – NEUROLOGISTA – USP)
A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL FEMININA É SUPERIOR À DOS HOMENS. ( ESPOSA DE : RICHARD LYNN PROFESSOR DE PSICOLOGIA)
AS MULHERES NÃO NASCERAM PARA CIÊNCIAS EXATAS.
(LARRY SUMMERS – REITOR DE HARVARD)




INTUIÇÃO
INTUIÇÃO : VEM DO LATIM INTUERI, QUE SIGNIFICA DAR UMA OLHADA.
A INTUIÇÃO É UM PRECENTIMENTO BASEADO NO CONHECIMENTO.
O CÉREBRO É UMA MÁQUINA DE EXTRAIR PADRÕES E, COM BASES NELES, FAZ ANTECIPAÇÕES DE ACORDO COM O APRENDIZADO, COM A EXPERIÊNCIA.
O CÓRTEX ÓBITO-FRONTAL É A REGIÃO ONDE OCORREM AS INTUIÇÕES E É UMA DAS ÚLTIMAS ESTRUTURAS DO CÉREBRO A AMADURECER. ISSO EXPLICA PORQUE OS ADOLECENTES TOMAM DECISÕES SEM PENSAR NAS CONSEQÜÊNCIAS.
A INTUIÇÃO SIMPLESMENTE SABE. INSTANTANEAMENTE. ENQUANTO A RAZÃO TRABALHA, A INTUIÇÃO PROCEDE EM FLASHES. A INTUIÇÃO CAPTA VISLUMBRES DA REALIDADE EM FRAGMENTOS E PEDAÇOS, NORMALMENTE EM FORMA SIMBÓLICA. ESSES SÍMBOLOS PRECISAM SER INTERPRETADOS E MONTADOS PARA QUE SURJA UMA FIGURA COERENTE.
OS ESPECIALISTAS ASSEGURAM QUE É POSSÍVEL AUMENTAR A CAPACIDADE INTUITIVA, DESDE QUE A RAZÃO SAIA DE FÉRIAS. A SUGESTÃO É DIZER A LÓGICA QUE ELA MERECE UM DESCANÇO. QUANDO O CORAÇÃO ESTÁ NO RITMO VAGAL, NOS TORNAMOS MAIS PROPENSOS A TER IDÉIAS INTUITIVAS.
AS PESSOAS MUITAS VEZES PRECISAM PARAR DE LUTAR E ENTRAR EM UMA CALMA CONFIANTE PARA CONSEGUIR O SUCESSO.
(SHARON FRANQUEMONT – LIVRO : VOCÊ JÁ SABE O QUE FAZER)
A HIPÓTESE MAIS COERENTE SOBRE A INTUIÇÃO É QUE A ENORME QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES SENSORIAIS, COLETADAS E ARMAZENADAS NA MENTE, É ACIONADA DIANTE DE UM PROBLEMA OU DE UMA INQUIETAÇÃO. APRENDER A IR ALÉM DOS LIMITES DA RAZÃO É UM DOS REQUISITOS CONSIDERADOS BÁSICO : AQUELE QUE SABE TRAFEGAR ENTRE O DESCONHECIDO, A IDÉIA INTUITIVA E INOVADORA E O CONHECIDO O REAL E O CONHECIMENTO ADQUIRIDO É QUE FAZ O PROFISSIONAL TER UM CANAL ABERTO COM A INTUIÇÃO.
UNIR A INTUIÇÃO À RAZÃO. PROCURE DESCOBRIR SEUS PONTOS FORTES NA ÁREA INTUITIVA E O QUE PODE AINDA SER DESENVOLVIDO.
(MARTIN PORTNER – NEUROLOGISTA – OXFORD)
TODO MUNDO TOMA DECISÕES RÁPIDAS. QUEM SE BASEIA EM PRECONCEITOS E APARÊNCIAS PODE INTUIR MAL, ENQUANTO QUEM SABE OUVIR A VOZ INTERIOR RECONHECE INSTANTANEAMENTE OS BONS PRESSENTIMENTOS. ESTAR ATENTO AOS PEQUENOS DETALHES FAZ TODA A DEFERENÇA.
(MALCOLM GLADWELL - LIVRO : UM PISCAR DE OLHOS)
BASTA PRESTAR ATENÇÃO A PRECIOSOS “DOIS SEGUNDOS” PARA TOMAR BOAS DECISÕES.
IDÉIA, PRODUTOS E COMPORTAMENTOS SE TORNAM POPULARES GRAÇAS À PROPAGANDA BOCA A BOCA.
A INTUIÇÃO É O CONHECIMENTO QUE SURGE SEM O USO DA LÓGICA OU DA RAZÃO – ELA APARECE DE FORMAS DIFERENTES, COMO SONHOS, VISÕES DIURNAS, SENSAÇÕES CORPORAIS, CONHECIMENTO PURO, INSIGHTS E CRIATIVIDADE. (SHARON FRANQUEMONT)




COMO O CÉREBRO CRIA
1. RIQUEZA ASSOCIATIVA : NA NATUREZA VARIAÇÕES SÃO CRIADAS PELA COMBINAÇÃO DE GENES. NA CRIATIVIDADE, ELAS SURGEM NA RECOMBINAÇÃO DE IDÉIAS. ESTA CAPACIDADE REQUER MAIS DO QUE BOA MEMÓRIA. TAMBÉM EXIGE LIGAR CONCEITOS POR CAMINHOS INCOMUNS.
2. RIQUEZA ASSOCIATIVA : ESTUDOS PROVAM A RELAÇÃO ENTRE O PROCESSO CRIATIVO E O FENÔNEMO DOS SONHOS. FUNDIR IMAGENS CONHECIDAS OU CONCEBER SIMULTANEAMENTE IDÉIAS OPOSTAS TAMBÉM LEVA A VARIANTES ORIGINAIS DE IDÉIAS.
3. COGNIÇÃO INTUITIVA : INDIVIDUOS QUE DESISTEM DE UM PROBLEMA DE POIS DE TRABALHAR MUITO SOBRE ELE ENTRAM EM UM PERÍODO DE INCUBAÇÃO. ENTÃO INESPERADAMENTE, PODEM TER UMA ILIMUNAÇÃO. ESSA INSPIRAÇÃO É A EXPRESSÃO DE UM TRABALHO INCONSCIENTE.
4. DESCOBERTA ACIDENTAL : AO TENTAR RESOLVER UM PROBLEMA, UMA PESSOA PODE TOPAR POR ACASO COM UMA SITUAÇÃO QUE O INSPIRE A SOLUÇÃO, TROPEÇAR EM UMA DESCOBERTA TOTALMENTE IMPREVISTA OU ATÉ DEPARAR COM ALGO QUE O LEVE À SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DIFERENTE.
5. DISCERNIMENTO : O ORGANISMO GERA VARIANTES COMPORTAMENTAIS BASEADAS NAS SITUAÇÕES PASSADAS QUE PODERIAM TER RELAÇÃO COM O PROBLEMA ATUAL. É PRECISO APRENDER COM AS EXPERIÊNCIAS PASSADAS.
6. INTUIÇÃO : ASSOCIAÇÕES INCONSCIENTES PODEM INFLUENCIAR O CURSO DO PENSAMENTO. A ATIVAÇÃO DE DETERMINADA PARTE DA MEMÓRIA PODE SE RAMIFICAR PARA OUTRAS PORÇÕES DA REDE, ATIVANDO ASSOCIAÇÕES REMOTAS.




SONHO
CÉREBRO A MIL POR HORA
PESQUIZADORES MONITORARAM AS ONDAS CEREBRAIS, AS VARIAÇÕES MUSCULARES E O MOVIMENTO DOS OLHOS COM ELETROENCEFALOGRAMA, ELETROMIOGRAMA E ELETROOCULOGRAMA, RESPECTIVAMENTE, DETECTANDO QUE 80% DAS PESSOAS SONHAM DURANTE A FASE REM ( RAPID EYE MOVEMENTS), QUA OCORREM DURANTE UM QUARTO DO TEMPO EM ESTAMOS DORMINDO, QUANDO OCORRE O RÁPIDO MOVIMENTO OCULAR DE QUATRO A CINCO VEZES DURANTE A NOITE. O ESTIMULO DE DIFERENTES PARTES DO CÉREBRO É O QUE TORNA OS SONHOS TÃO REAIS. O CÓRTEX OCCIPITAL( RESPONSÁVEL PELA VISÃO) E O SISTEMA LÍMBICO ( RESPONSÁVEL POR MEMÓRIAS E EMOÇÕES) SÃO DUAS REGIÕES AMPLAMENTE ESTIMULADAS, QUE CRIAM RESPECTIVAMENTE AS IMAGENS E O ENREDO DOS SONHOS. PARA QUE CONTINUEMOS PARADOS, A PARTE DO CÉREBRO QUE CONTROLA OS MOVIMENTOS DO CORPO É INIBIDA POR MEIO DE REAÇÕES QUÍMICAS. POR CONTA DESSA ATIVIDADE CEREBRAL, O CORPO REAGE AO SONHO DA MESMA MANEIRA QUE REAGIRIA A UMA SITUAÇÃO REAL, COM ACELERAÇÃO DA ATIVIDADE CARDÍACA, PRODUÇÃO DE SUOR E OUTRAS RESPOSTAS DO ORGANISMO.




POTENCIAL
QUANDO ACREDITAMOS QUE SOMOS CAPAZES, OCORRE UM AUMENTO SUBSTANCIAL DE ENDORFINA, QUE CAI NA CORRENTE SANGUÍNEA. A SEROTONINA. QUE É UMA DAS PRINCIPAIS ENDORFINAS, É UM NEUROTRANSMISSOR RESPONSÁVEL POR LEVAR INFORMAÇÕES DE UM NEURÔNIO PARA OUTRO – EM RESUMO : TENHA CRENÇAS BOAS E ISSO VAI LHE AJUDAR, ENTRE OUTRAS COISAS, A DESENVOLVER SUA MEMÓRIA COM MUITO MAIS NATURALIDADE.
TUDO NA VIDA É EVOLUÇÃO.
NASCEMOS COM UM POTENCIAL QUE PRECISA SER INCITADO PARA NOS TORNARMOS INTELIGENTES. ESTUDOS CEREBRAIS MOSTRAM QUE, NO DECORRER DA VIDA, DESENVOLVEMOS 70% DE MEMORIZAÇÃO. APENAS 30% ESTÁ RELACIONADA COM HEREDITARIEDADE.
EXISTEM MEDICAMENTOS QUE AFINAM O SANGUE COM ISSO, AS TROCAS GASOSAS DO ORGANISMO SÃO ESTIMULADAS OCASIONANDO UM ARMAZENAMENTO DE ENERGIA. MAIS ENERGIA PREDISPÕE A MEMÓRIA A TRABALHAR MELHOR. A MANEIRA MAIS ADEQUADA DE TREINAR A MEMÓRIA É ESTIMULAR O CÉREBRO.
GINÁSTICA PARA OS NEURÔNIOS
PEQUENAS AÇÕES NO DIA-A-DIA QUE AJUDAM A MANTER A MEMÓRIA AFIADA.
1) HORA DA COMPRA : NO SUPERMERCADO, TENTAR LEMBRAR-SE DE TUDO O QUE ESTÁ NA LISTA DE COMPRAS SEM TIRÁ-LA DO BOLSO. DEPOIS DE ENCHER OCARRINHO, CONFERIR A LISTA PARA VER SE FALTOU ALGUMA COISA.
2) VIDA SOCIAL : AO SER APRESENTADO A ALGUÉM, ESTUDAR O ROSTO DA PESSOA, IDENTIFICAR ALGUMA CARACTERÍSTICA PECULIAR E ASSOCIAR O NOME DELA A ESSE DIFERENCIAL. ESTUDOS MOSTRAM QUE QUEM FAZ ASSOCIAÇÕES COM A APERÊNCIA SE LEMBRA MAIS FACILMENTE DOS NOMES.
3) ORDEM NO DIA-A-DIA : MANTER ROTINAS. COMO DEIXAR AS CHAVES DE CASA OU DO CARRO SEMPRE NO MESMO LUGAR, TER UMA AGENDA E ANOTAR TUDO DURANTE REUNIÕES E SEMINÁRIOS EVITA QUE A MENTE FIQUE SOBRECARREGADA.
4) ESTÍMULOS NO CÉREBRO : LER LIVROS, RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS, APRENDER UM NOVO IDIOMA, JOGAR XADRES, DAMAS OU FAZER PALAVRAS CRUZADAS. ESSAS ATIVIDADES ESTIMULAM A AÇÃO DOS NEURÔNIOS.
5) TESTE DAS NOTÍCIAS : AO LER O JORNAL E REVISTAS, FAZER UM RESUMO MENTAL DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS. DEPOIS, COMENTÁ-LAS COM ALGUÉM COM MÁXIMO DE INFORMAÇÕES E DETALHES.
6) MENTE SÃ CORPO SÃO : PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS, PRINCIPALMENTE OS AERÓBICOS. ELES AUMENTAM OXIGENAÇÃO DO CÉREBRO E A PRODUÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA CHAMADA BDNF, ESSENCIAL PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO HIPOCAMPO, REGIÃO CEREBRAL QUE REGULA O PROCESSO DE MEMORIZAÇÃO.
7) RESPEITO AO SONHO : DORMIR BEM. ESTUDOS SUGEREM QUE OS REGISTROS DE MEMÓRIA SE CONSOLIDAM DURANTE O SONO.




CÉREBRO
O CÉREBRO TEM APENAS 2% DO PESO DO CORPO, MAS CONSOME 20% DE TODA ENERGIA GERADA.
(GILBERTO XAVIER - NEUROFISIOLOGISTA – USP)
ESTUDOS RECENTES MOSTRARAM QUE RECORDAMOS 10% DO QUE LEMOS, 20% DO QUE ESCUTAMOS, 30% DO QUE VEMOS, 70% DO QUE OUVIMOS E DISCUTIMOS, 50% DO QUE VEMOS E ESCUTAMOS – E 90% DO QUE OUVIMOS E FAZEMOS.
É SABIDO QUE QUANTO MAIOR A QUANTIDADE DE FUNÇÕES CEREBRAIS ENVOLVIDAS NO ARMANEZAMENTO DE INFORMAÇÃO MAIS ÁGIL SERÁ A MEMÓRIA.
ALÉM DE DIMINUIR O STRESS, OS EXERCÍCIOS AJUDAM A CIRCULAÇÃO, OXIGENANDO O CÉREBRO, E ISSO É UM ELEMENTO DECISIVO PARA O BOM FUNCIONAMENTO DA CABEÇA.
O SEGREDO PARA MELHORAR A MEMÓRIA NÃO É LEMBRA-SE DE TUDO, MAIS EVITAR QUE A MENTE DESCARTE O IMPRESCINDÍVEL.
QUANTO MAIS AS CONEXÕES ENTRE NEURÔNIOS FOREM ATIVADAS, MAIORES AS CHANCES DE PERPETUAR AS LEMBRANÇAS.
O ARQUIVISTA DO CORPO HUMANO É O HIPOCAMPO, UM ORGÃO DE TAMANHO REDUZIDO ACOMODADO ENTRE OS DOIS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS.
OBVIAMENTE É MAIS EFICIENTE TENTAR LEMBRA-SE DE ALGO QUE DIZ RESPEITO À MANEIRA COMO SE GANHA A VIDA DO QUE DE ABSTRAÇÕES TOTALMENTE ALHEIAS AO TRABALHO OU À PROFISSÃO.
O CORTEX ABRIGA CERCA DE 10 BILHÕES DE CELULAS CEREBRAIS.
O CÉREBRO CONTÉM 100 BILHÕES DE NEURÔNIOS, CADA UM DELES LIGADO A MILHARES DE OUTROS.
AS PESQUIZAS MOSTRAM QUE O CERÉBRO PODE FACILMENTE REPROGRAMAR-SE PARA SUPRIR A PERDA DE NEURÔNIOS PROVOCADA PELO ENVELHECIMENTO OU PELOS HORMÔNIOS QUE SITUAÇÕES EXTREMAS DE TENSÃO LIBERAM NO ORGANISMO.
OS SINAIS MAIS EVIDENTES DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DO CÉREBRO SÃO REDUÇÃO DA CAPACIDADE DE ABSORVER NOVOS CONHECIMENTOS, DA VELOCIDADE DOS REFLEXOS E DA COORDENAÇÃO MOTORA. POR DECADAS, OS MÉDICOS ACREDITAVAM QUE ISSO SE DEVIA À PERDA DE NEURÔNIOS. PESQUISAS RECENTES APONTAM EM OUTRA DIREÇÃO : A QUEDA NO NÚMERO DE SINAPSES. POR SORTE, AO IDENTIFICAREM O PROBLEMA, OS CIENTISTAS TAMBÉM APONTAM A SOLUÇÃO. EM QUALQUER IDADE, A CRIAÇÃO DE NOVAS SINAPSES É UMA DECORRÊNCIA DO ESFORÇO QUE SE EXIGE DOS NURÔNIOS. TRATA-SE DE UM PROCESSO SIMILAR AO DO FORTALECIMENTO DOS MÚSULOS EM RESPOSTA À INTENSIFICAÇÃO FÍSICA. A LEITURA DE LIVROS, OS EXERCICIOS DE RACIOCÍNIO E DE MEMÓRIA – QUE PODEM SER PALAVRAS CRUZADAS OU QUEBRA-CABEÇAS -, O CONVIVIO SOCIAL E O HÁBITO DE UM BOM BATE PAPO INDUZEM À CRIAÇÃO DE NOVAS CONEÇÕES ENTRE OS NEURÔNIOS. DE ACORDO COM O MÉDICO MICHAEL ROIZEN, QUE SE BASEOU EM ESTUDOS DE HARVARD, ESSAS POUCAS MEDIDAS PREVENTIVAS, SOMADAS A UMA DIETA SAUDÁVEL E EXERCICIOS FÍSICOS, PODEM REJUVENESCER A COGNIÇÃO EM ATÉ CINQÜENTA ANOS E A COORDENAÇÃO MOTORA E OS REFLEXOS EM ATÉ TRINTA ANOS.
EXCESSO DE BEBIDA ALCOÓLICA, O STRESS CRÔNICO AGE NA QUÍMICA CEREBRAL. ISSO PORQUE A PRESSÃO EMOCIONAL LEVA À LIBERAÇÃO DE CORTISOL (Corticóide que é álcool esteroidal derivado da cortisona por hidrogenação [fórm.: C21H30O5]), SUBSTÂNCIA QUE INTERFERE COM AS MOLÉCULAS QUE LEVAM GLICOSE AO HIPOCAMPO. EM OUTRAS PALAVRAS, DEIXAM O CEREBRO SEM ENERGIA.
(AROLDO BACELLAR – PRESIDENTE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE NEUROLOGIA)
O STRESS EM EXECESSO, AUMENTA A PRODUÇÃO DE CORTISOL, UM HORMÔNIO TÓXICO PARA OS NEURÔNIOS.
O EXCESSO DE CORTISONA (Hormônio produzido pelas supra-renais, utilizado em medicina [fórm.: C21H28O5]), AFETA O SISTEMA NERVOSO, PRODUZINDO EXCITAÇÃO, ESTADOS CONFUSOS, ALTERAÇÃO DE CONCIÊNCIA, DEPRESSÕES, ALUCINAÇÕES VISUAIS E AUDITIVAS OU IDÉIAS DELIRANTES




A CABEÇA DO ATLETA PERFEITO


TRABALHO DE EQUIPE :
1) LOBO PARIETAL – CRIA UM MAPA TRIDIMENSIONAL, LOCALIZANDO OBJETOS E CALCULANDO TRAJETÓRIAS.
2) LOBO OCCITAL – PROCESSA OS SINAIS, CAPTADOS PELOS OLHOS.
3) LOBO FORNTAL – APANHA A INFORMAÇÃO E CRIA UM PLANO PARA COORDENAR OS MÚSCULOS E PRODUZIR O RESULTADO DESEJADO.
4) LOBO TEMPORAL – PROCESSA OS SINAIS RECEBIDO PELOS OUVIDOS E TAMBÉM AUXILIA NA CAPTAÇÃO DO VISUAL.

O ÓRGÃO CÉREBRO É COMPOSTO POR MASSA CINZENTA NEURÔNIOS E MASSA BRANCA FIBRAS NERVOSAS. OS CIENTISTAS COMEÇARAM A ENTENDER QUE UM PROCESSO NA MASSA BRANCA, ENVOLVENDO UM SUBSTÂNCIA CHAMADA “MIELINA” . PODE FAZER UMA GRANDE DIFERENÇA NO DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS.

NEURÔNIOS – SINAIS SÃO TRANSMITIDOS PARA AS DIFERENTE ÁREAS CEREBRAIS POR MEIO DE PROLONGAÇÕES CHAMADAS “AXÔNIOS”. QUANTO MAIS RÁPIDOS E PRECISOS SÃO ESSES SINAIS, MAIOR É A HABILIDADE DE CUMPRIR A TAREFA.

CONEXÕES – O USO REPETITIVO DAS CONEXÕES CEREBRAIS – OU PRÁTICA DE UMA AÇÃO – PROVOCA O SURGIMENTO DE CÉLULAS CHAMADAS OLIDENDRÓCITOS, QUE CRIAM CAMADA APÓS CAMADA DE “MIELINA” SOBRE ESSAS CONEXÕES. ISSO OTIMIZA O ENVIO DE INFORMAÇÕES ( COMO UMA BANDA LARGA DE “INTERNET” EM COMPARAÇÃO COM UMA INTERNET DISCADA.
AXÔNIOS : O COMPRIMENTO DO AXÔNIO É COBERTO DE “MIELINA”.
OLIGODENDRÓCITOS : CÉLULAS QUE PRODUZ UMA SUBSTÂNCIA LIPÍDICA, A MIELINA.
“MIELINA” : SUBSTÂNCIA QUE AUMENTA A RAPIDEZ E A PRECISÃO DOS SINAIS.

CÓRTEX MOTOR – RESPONSÁVEL PELOS MOVIMENTOS. DESENVOLVE-SE NO COMEÇO DA VIDA.
LOBO FRONTAL – RESPONSÁVEL PELO PENSAMENTO DE ALTO NÍVEL. DESENVOLVE-SE MAIS TARDIAMENTE.


AS IDADE DO CÉREBRO :

É COMO SE O CÉREBRO FOSSE UM BLOCO DE MÁRMORE QUE VAI SENDO ESCULPIDO DE ACORDO COM A VIDA DE CADA UM, QUE DITA QUE SOBRAS REMOVER, ATÉ QUE UMA BELA ESTRUTURA EMERGE, MUITO MAIS BONITA E SIGNIFICATIVA DO QUE O BLOCO ORIGINAL, BRUTO.

A COISA MAIS BONITA SOBRE O CÉREBRO É QUE, A DESPEITO DE SUA COMPLEXA CONFIGURAÇÃO E DAS VÁRIAS MUDANÇAS AO LONGO DA VIDA, SUA INTERAÇÃO COM ELE É DE VIA DUPLA : ELE DETERMINA O QUE VOCÊ É, MAS VOCÊ TAMBÉM PODE DETERMINAR(ATÉ CERTO PONTO, PELO MENOS) O QUE ELE VAI SER.
ESTUDOS JÁ MOSTRAM QUE, POR EXEMPLO, A REALIZAÇÃO PERIÓDICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PODE ESTIMULAR A CRIAÇÃO DE NOVOS NEURÔNIOS.

QUANDO A ATIVIDADE NEURONAL AUMENTA EM UMA PARTE DO CÉREBRO, CRESCE A DEMANDA POR OXIGÊNIO. A RESPOSTA A ISSO É UM AUMENTO NO FLUXO DE SANGUE MAIS OXIGENADO PARA AS REGIÕES MAIS ATIVAS.
PORÉM, COM O TEMPO, ESSA ABORDAGEM LOCALIZACIONISTA FOI SE TRANSFORMANDO EM UMA VISÃO MAIS AMPLA, RELACIONADA A REDES NEURAIS, POIS ESTUDOS DEMONSTRARAM QUE, EM GERAL, VÁRIAS ÁREAS DO CÉREBRO SÃO ATIVADAS NA REALIZAÇÃO DE TAREFAS. “ A MENTE HUMANA FUNCIONA COM REDES DE PROCESSAMENTO DE ESTÍMULOS, TENTANDO SEMPRE AVALIAR QUAL A MELHOR RESPOSTA.

O CÉREBRO NÁO É FEITO DE VÁRIAS GAVETAS, MAS DE REDES QUE FUNCIONAM EM PARARELO OU SEQÜENCIALMENTE.

MAS EM ATIVIDADE MAIS COMPLEXAS E SUBJETIVAS, AS REDES NEURAIS VARIAM MUITO DE PESSOA PARA PESSOA.

QUATRO REGIÕES DO CÉREBRO SÃO MAIS FORTEMENTE ATIVADAS QUANDO UM PESSOAS ESTÁ MENTINDO DO QUE QUANDO DIZ A VERDADE.

QUANDO UM GRUPO DE NEURÔNIOS SE COMPORTA DE DETERMINADA MAMEIRA, É POSSÍVEL IDENTIFICAR PADRÕES DE ATIVIDADE NEURONAL.


O PENSAMENTO É PRODUTO DA ATIVIDADE NEURONAL, SOB A ÓTICA DA COGNIÇÃO, É FRUTO DO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES. DO PONTO DE VISTA DA LINGÜISTICA E DA MATEMÁTICA, É UMA QUESTÃO DE EXPRESSÃO DE IDÉIAS POR MEIO DE SISTEMAS DE SÍMBOLOS, REGULADA POR REGRAS DE GRAMÁTICA E LÓGICA.

O CÉREBRO PRECISA DE UM CORPO E DA INTERAÇÃO COM O AMBIENTE, ACREDITO QUE A PERSONALIDADE VENHA DESSA INTERAÇÃO. ( FRANCISCO ORTEGA – PROFESSOR DE MEDICINA - RJ)

ASSASSINOS POR NATUREZA ?

O CÉREBRO CONTROLA O COMPORTAMENTO HUMANO, LOGO, PARA TENTAR ENTENDER POR QUE UMA PESSOA COMETE UM CRIME, SERIA PRECISO PENETRAR E ESCARAFUNCHAR DENTRO DESTE QUE É O MAIS IMPORTANTE ÓRGÃO DO CORPO.

SOMOS COMO SOMOS POR CONTA DO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS, OU É A NOSSA PROGRAMAÇÃO INICIAL, HEREDITÁRIA, O QUE MAIS COMANDA NOSSAS AÇÕES ?
A CONCLUSÃO POR OUTRO LADO É SIMPLES : O COMPORTAMENTO VIOLENTO – CRIMINOSO – NUNCA TEM APENAS UMA MOTIVAÇÃO. É DO COMPLEXO RELACIONAMENTO ENTRE FATORES COMO ESSES ACIMA QUE SURGEM ASSASINOS SERIAIS.
E, COMO EXISTEM DIFERENTE TIPOS DE CRIMINOSOS, HÁ TAMBÉM DIFERENTES TIPOS DE CAUSAS DESSE COMPORTAMENTO. HÁ IMPORTANTES DIFERENÇAS NO CÉREBRO DE UM CRIMINOSOS QUE AGE POR IMPULSO E OUTRO QUE PLANEJA CUIDADOSAMENTE O CRIME QUE VAI COMETER.

A AGRESSÃO É ALGO COMUM NA NATUREZA. ANIMAIS USAM COMPORTAMENTO AGRESIVO PARA SOBREVIVER. ELE É ÓBVIO NO CASO DO PREDADOR CARNÍVORO QUE MATA A PRESA. MAS A AGRESSÃO TAMBÉM TEM PAPEL DENTRO DA MESMA ESPÉCIE, AJUDANDO O INDIVÍDUO A MANTER UM TERRITÓRIO E SEUS RECURSOS DE ÁGUA E COMIDA, E, NO CASO DOS MACHOS, TER ACESSO A FÊMEAS.
JUSTAMENTE POR SER TÃO ESSENCIAL NA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E NA “ SOBREVIVÊNCIA DOS MAIS APTOS” É QUE ESPECULOU QUE ALGUMA FORMA DE AGRESSÃO TENHA ORIGEM GENÉTICA. E QUE PARTE DESSA HERANÇA ESTARIA NO CÉREBRO.

ESTUDO MOSTROU QUE CRIMINOSOS TÊM MENOR ATIVIDADE NA ÀREA FRONTAL DO CÉREBRO.

LIDAR COM ADULTOS PRESOS É QUASE UM PERDA DE TEMPO. LIDAR COM GAROTOS QUANDO SÃO DELINQÜENTES JUVENIS É TARDE DEMAIS. NÓS TEMOS QUE PEGAR ESSES GAROTOS MAIS CEDO, QUANDO O CÉREBRO É MAIS PLÁSTICO.
E PLASTICIDADE E QUE NÃO FALTA NO CÉREBRO. SUA CARACTERÍSTICA MAIS MARCANTE É A CAPACIDADE DE AS CÉLULAS NERVOSAS CRIAREM CONEXÕES, O QUE AJUDA A EXPLICAR TANTO A INTELIGÊNCIA OU A FALTA DELA, COMO TAMBÉM OS REPAROS QUE PODEM SER FEITOS EM DETERMINADOS DANOS. O SISTEMA NERVOSO HUMANO COMPORTA MAIS DE 10 BILHÕES DE NEURÔNIOS. CADA UM DELES NO CÓRTEX CEREBRAL PODE INTERAGIR COM CERCA DE CEM OUTROS. OU SEJA, AS INTERCONEÇÕES CHEGAM AO TRILHÃO.

OS HOMENS PERSEGUEM E AS MULHERES ESCOLHEM

OS HOMENS PERSEGUEM E AS MULHERES ESCOLHEM. PODE PARECER UM ESTERÓTIPO FEMINISTA, MAS É A HERANÇA RECEBIDA DE NOSSOS ANCESTRAIS, QUE APRENDERAM AO LONGO DE MILHARES DE ANOS, O MODO DE PROPAGAR SEUS GENES. OS MACHOS DE TODAS AS ESPÉCIES SÃO PROGRAMADOS PARA CORTEJAR AS FÊMEAS, E ESTAS NORMALMENTE FAZEM A ESCOLHA ENTRE SEUS PRETENDENTES. ESSA É A ARQUITETURA CEREBRAL PARA O AMOR, PROJETADA PELOS REPRODUTORES VITORIOSOS NO PROCESSO DA EVOLUÇÃO. AO LONGO DO CURSO DE NOSSA EVOLUÇÃO COMO ESPÉCIE, NOSSOS CÉREBROS APRENDERAM A DETECTAR OS PARCEIROS MAIS SAUDÁVEIS, AQUELES QUE TÊM MAIS PROBABILIDADE DE NOS DAR FILHOS SAUDÁVEIS, AQUELES CUJOS RECURSOS E COMPROMETIMENTO PODEM AJUDAR NOSSOS FILHOS A SOBREVIVER.
NOSSO CÉREBRO ANÁLISA UM PARCEIRO EM POTENCIAL E, SE ELE SE ENCAIXAR NOS PADRÕES ANCESTRAIS, ABTEMOS UMA EXPLOSÃO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS QUE AGEM COMO UM IMÃ.

ALGUNS ANTROPÓLOGOS ESPECULAM QUE A SELEÇÃO NATURAL FAVORECEU OS HOMENS COM HABILIDADE DE ENGANAR AS MULHERES E FAZER COM ELAS CONCORDEM EM TER RELAÇÕES SEXUAIS COM ELES. COMO RESULTADO, ELAS TIVERAM QUE MELHORAR SUA CAPACIDADE DE DETECTAR MENTIRAS MASCULINAS. É POR ISSO QUE O CÉREBRO FEMININO TIPICO NÃO ESTÁ TÃO PRONTO PARA ADMITIR SER LEVADO PELA EXALTAÇÃO SEXUAL, COMO O DOS HOMENS.
ALÉM DISSO, O CÉREBRO MASCULINO PARECE TER SIDO MAIS PROGRAMADO PARA LUXÚRIA. OS CENTROS CEREBRAIS RELACIONADO AO SEXO NO HOMEM SÃO CERCA DE DUAS VEZES MAIORES QUE ESTRUTURAS PARALELAS NO CÉREBRO FEMININO, ONDE O ESPAÇO DEDICADO A PROCESSAR EMOÇÕES É MAIOR. ISSO PODE EXPLICAR POR QUE 85% DOS HOMENS ENTRE 20 E 30 ANOS PENSAM EM SEXO A CADA 52 SEGUNDOS, ENQUANTO AS MULHERES PENSAM NO ASSUNTO UMA VEZ POR DIA (AUMENTANDO PARA TRÊS NOS DIAS FÉRTEIS). ISSO TAMBÉM AJUDA A EXPLICAR POR QUE OS HOMENS TÊM QUE CONVENCER AS MULHERES A FAZER SEXO.

DO PONTO DE VISTA BIOLÓGICO, AS MULHERES DEDICAM MENOS ESPAÇO MENTAL AS NECESSIDADE SEXUAIS, QUE AUMENTAM OU DIMINUEM AO LONGO DE CICLOS DE TESTOSTERONA MENSAIS. JÁ OS SISTEMAS CEREBRAIS MASCULINOS PARA O SEXO ENTRAM EM ALERTA CADA VEZ QUE ELES AVISTAM UMA MULHER QUE ATRAI.